Farol Santander reabre as portas com a exposição ‘Revoada’
Farol Santander- Edifício Icônico - Antigo prédio do Banespa
16/10/2020
O espaço cultural Farol Santander, no Centro de São Paulo, reabre as portas com a exposição “ Revoada” , da artista Flávia Junqueira.
Flávia, é uma das principais artistas do cenário da arte contemporânea no Brasil e curadoria de Paulo Herkenhoff. A mostra, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo) fica em exibição até o dia 10 de janeiro de 2021. È uma exposição bem divertida , que lança um olhar sobre o universo festivo da infância.
Na entrada do Farol Santander a exposição apresenta uma cenografia lúdica com quase 70 balões coloridos de vidro, medindo de 90 a 40 cm, e pendurados no teto com cabos de aço… E você tem a sensação de que esses objetos estão flutuando no ar!
No 24º andar, a artista paulistana criou uma instalação chamada “Território Espelhado”, na qual todo o ambiente é coberto por folhas espelhadas de papel metalizado. Além disso, balões de festa estão espalhados por todo local, e, entre esses objetos, há alguns cavalinhos de carrossel.
Para deixar essa experiência ainda mais nostálgica, a sala é ambientada com sons que nos remetem aos parques de diversões.
Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 750 mil pessoas, com 15 exposições nos eixos temáticos e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no espaço Memória que tem com mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios em salas de reuniões e presidência. No 4º andar, uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander: Vista 360º, desenvolvida pelo renomado artista brasileiro Vik Muniz.
As visitas começam pelo hall do térreo e seguem até o mirante do 26º andar que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés.
No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, que tem previsão de reabertura em novembro, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo, desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.
A mostra pode ser conferida de
16 de outubro a 10 de janeiro de 2021, de terça-feira a domingo, das 13h às 19h. Os ingressos custam
R$25.
Poesia em tempos de pandemia
A agência Meu Mundo Viagens, com sede em São Paulo/SP, teve uma ideia inusitada para enfrentar a pandemia que atingiu o mundo e afetou a economia de praticamente todos os países.
Leia mais